Nas cerimônias RIO 2016 – parte final

As Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 se foram e só ficou faltando uma postagem para um resumo final da minha participação como ilustrador nas cerimônias. Na postagem anterior eu já expliquei (pelo menos tentei) tudo o que podia sobre a minha participação e quanto foi significativo para a minha carreira ter passado por essa experiência e agora só gostaria de contar um pouquinho do encerramento olímpico, abertura e encerramento Paralímpico.

lace_remenber_bilro_closevelha_02

A cerimônia de encerramento das olimpíadas foi bastante fiel aos conceitos criados por Rosa Magalhães. Acabei tendo uma participação bem menor e por conta da correria na abertura e pelo formato da apresentação ser mais linear (com mais coreografias do que cenas) as minhas ilustrações e storyboards foram mais específicos e trabalhei muito com a pós-produção 3D também.

Burle Marx Gardens

Dia 21 de agosto de 2016 e lá estava a festa toda linda e surpreendente! Surpreendente porque eles não ensaiaram em nenhuma só vez no Maracanã e muitos que trabalharam na produção, como eu, não haviam visto muita coisa ao vivo mesmo. Mesmo em baixo de MUITA chuva no “Sertão” de Rosa Magalhães, deram um show!

Essas mãozinhas talvez seja a única coisa que eu preparei a arte final e apareceu de fato no show.

wip-flame
E no fim uma chuva artificial apagou a tocha no meio da chuva live action, foi bem loco ^_^
Créditos
Equipe no livro de créditos da cerimônia 🙂

Acabaram as Olimpíadas… tristeza geral, mas aí… dia 7 de setembro começaram as Paralimpíadas e a abertura foi maravilhosa (sim, foi tudo maravilhoso, foi lindo, foi Fora Temer, foi incrível e puxo o saco mermo! Me deixa!). Chovia e chovia muito, mas nada impediu que executassem um show fantástico!

photo cerimonies

Logo que comecei a trabalhar nas Cerimônias fiquei temporariamente no Paralímpico fazendo alguns ajustes em ilustrações feitas anteriormente, mas não trabalhei lá efetivamente com a equipe. Na equipe deles, quem fez a mesma função que a minha foi o Sérgio Glenes (2D) e o Hugo Mattos (3D), busca aí que os caras são monstros! Os responsáveis criativos do show foram Paula Mello, Fred Gelli, Marcelo Rubens Paiva e Vik Muniz. E, tirando a Paula , tive pouca oportunidade de trabalhar com os outros.

Acabei retornando para minha função de quebra galho na reta final no enceramento.Chegou o dia 18 de setembro e o encerramento foi tipo a festa do tetra. “Alegria” de Ivete Sangalo tocando sem parar (e em loop) na cabeça de todo mundo (com um pouco de álcool tudo melhora), confetes, chovendo pra carai de novo (ô povo azarado), gente chorando, MUITA emoção…

all-ceremonies
Trabalhar em 4 cerimônias olímpicas foi algo de… Não cair a ficha.

Pronto. É isso, foi maravilhoso e inesquecível.

Vivi essas Olimpíadas e Paralimpíadas como jamais imaginei e com isso reuni bastante história para contar para as próximas gerações 🙂

Até mais!

[EXTRAS]

Assista as cerimônias na íntegra no You Tube Oficial das Olimpíadas e Paralimpíadas pelos links abaixo 😉

Abertura Olímpica | Encerramento Olímpico

Abertura Paralímpica | Encerramento Paralímpico

Compartilhe essa ideia!