Feliz Kwanzaa! Feliz 2019!

De maneira geral, 2018 foi um ótimo ano para mim. Fui para vários eventos (como o FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos em BH que sonhei tanto) e conheci MUITA gente legal.

É bem difícil estar esperançoso para 2019, ainda mais com uma saúde mental e financeira abalada, mas não pretendo abaixar a cabeça e me recolher. Continuarei tocando os meus projetos, pensando em formas de me reestruturar e de seguir com o meu trabalho com a mente erguida e pensando para frente.

Agradeço a todos os que me acompanham pelas redes sociais e que me apoiam de diversas maneiras, certamente sem toda essa força ao meu redor eu já teria desistido. Em especial a Pâmm que está do meu lado para qualquer desafio e tentando trazer alguma magia pra minha vida.

Desejo um ano espetacular e de muitas vitórias para vocês em 2019.

Vamos juntos!

E o que é Kwanzaa?
Para uma fácil associação chamam de “Natal africano”, mas não tem nenhuma ligação com isso. É uma celebração que acontece nos sete dias a partir do dia 26 de dezembro e está ligada ao fortalecimento de valores de comunidade com simbolismos da cultura africana.

Após os tumultos de Watts (série de protestos em reação a um caso de abuso policial contra um jovem negro em 1965 no distrito de Los Angeles), o professor Dr. Maulana Karenga, presidente de um centro de estudos negros na California State University e ativista dos direitos civis nos anos 60, criou para uma celebração com objetivo de fortalecer os valores de comunidade e unir os afro-americanos com base em costumes do continente africano. Assim nasceu o Kwanzaa nome derivado da frase “matunda ya kwanza”, que significa “primeiros frutos” em suaíli (língua de origem queniana). Existem vários simbolismos entorno do Kwanzaa, mas não há envolvimento diretamente religioso. É uma celebração de princípios africanos. É uma festa inclusiva que visa e união dos povos.

*Uma tradição minha desde 2013 é fazer cartões de fim de ano com elementos que lembrem o meu ano. É algo bastante pessoal, mas que compartilho com vocês que me seguem pelas redes

Compartilhe essa ideia!