A terceira, e agora última, temporada fechou no último dia 21 com um sabor agridoce que trouxe boas revelações mesmo sem apontar nenhum caminho de melhora. Existe uma possibilidade de a série ser devidamente finalizada em um filme para a TV ainda confirmação.
“Deuses Americanos” é uma série de TV baseada no livro homônimo do autor Neil Gaiman que teve sua promissora estreia em 2017 produzida pelo canal Starz e consequentemente distribuída pela Amazon Prime por aqui. Assim como nos livros, a série gira entorno de um conflito entre antigos e novos deuses de diversas raízes diferentes que renascem nos EUA através dos povos que migraram ou foram levados até as Américas.
A premissa é excelente e o tratamento dos personagens na primeira temporada é bastante eficiente e após diversas trocas na produção devido a conflitos de ideias entre a equipe, demissão de atores, roteiristas e saídas de showrunners, a série perde seu brilho inicial e segue sem uma identidade bem definida.
Um último ano bastante irregular que perde tempo em narrativas paralelas que desenvolvem personagens que não trouxeram a menor importância para o arco principal.
É bastante triste ver uma história que tem um material base tão interessante, que trata bem as questões mitológicas e folclóricas junto a diversos debates sobre a sociedade atual, se perder ao a tirar ideias para todos os lados na tentativa de mandar uma mensagem de preocupação com certos temas ligados a diversidade cultural. A temporada traz diversos atores bons, participações especiais ótimas, efeitos visuais competentes, cenas lindas, ensaiam a introdução de Orixás, deuses indígenas e tudo isso em uma salada confusa e sem um propósito bem delineado.
“conforme realizou George RR Martin, ficarei feliz se American Gods parar por cinco anos, para que eu possa escrever outro romance que eles possam usar como inspiração e começar de novo se as pessoas ainda estiverem interessadas” disse Neil Gaiman a revista Entertainment Weekly anunciando que um novo livro dentro do universo de Deuses Americanos está por vir. Lembrando que já existe um outro livro focado no personagem Anansi chamado “Os filhos de Anansi”, que inclusive ganhará uma adaptação em áudio-drama pela BBC.
American Gods termina com a possibilidade de ser finalizada em um filme ou especial para a TV ainda sem data ou confirmação. A série está disponível no Brasil pela Amazon Prime Video.