Chegou a hora!
O nascimento do primeiro (de muitos?) evento virtual feito pelo FolcloreBR!
O Folclore BR: Somando Visões começa dia 16 (esta quarta-feira) de agosto e me atrasei muito para conseguir divulgar oficialmente as atividades que acontecerão durante a semana. Como ainda tenho algumas coisas em vias de conclusão ou confirmação, infelizmente terei que avisar muita coisa em cima da hora mesmo.
Esta ideia tomou proporções muito maiores do que eu esperava e a recepção de todos os envolvidos me fez acreditar ainda mais e agora temos uma reunião de profissionais de altíssimo nível que abraçaram a proposta de coração. Serei sempre grato a essa corrente do bem, mas esse papo fica para o fim desse mês folclórico 😉
Então, preparem-se para muitas surpresas durante os próximos dias! Será a semana mais longa já vista e esse agosto de 2017 não será mais o mês do desgosto.
Vamos para o que tá mais do que confirmado, AS LIVES!
Serão 8 transmissões ao vivo no YouTube de 16 a 22 e mais a de encerramento no dia 31 de agosto. Como dito anteriormente, os dias estão divididos por diferentes temas e logo teremos uma longa diversidade de assuntos muito importantes para nossa reflexão em torno de nossas raízes culturais.
Aproveite para assinar o canal no Youtube e ativar as notificações nos eventos que já estão criados nos links a seguir.
Dia 16 (quarta) – INTRO
20h – LIVE | “Índio não é folclore.”
Sinopse: Uma breve análise de como a cultura indígena é ensinada nas escolas e qual a relação dessa etnia com o que chamamos de “lendas”. Qual seria a melhor forma de representar a população indígena através das mídias? Como fazer a devida aproximação, adequação e pesquisa para complementar uma obra ficcional baseada nas mitologias indígenas?
O ilustrador Anderson Awvas se junta ao artista gráfico e comunicador Denílson Baniwa para bater um papo sobre representatividade e diversidade indígena.
Somando visões #1 | Índio NÃO é folclore (com Denílson Baniwa)
Dia 17 (quinta) – INFANTIL
20h – LIVE | “Folclore animado no universo infantil”
Sinopse: O universo infantil em torno do folclore é bastante diversificado e novos projetos surgem a todo instante. O ilustrador Anderson Awvas se junta a quatro criadores de animações relacionadas ao nosso querido tema para conversar sobre seus projetos e que podemos fazer para atualizar esse campo.
Além de Anderson Awvas (Folclore BR), estarão reunidos:
Sérgio Glenes que trabalhou na famosa série de curtas animados “Juro que Vi”, Otoniel Oliveira do estúdio Iluminuras, criador das “Icamiabas”,
Sergio Kalili da Hotz & Plotz enterteinments criadora da “Liga da Mata” e Ulisses Brandão da ViuCine, estúdio criador da vindoura “Além da lenda”.
Somando visões #2 | Folclore animado no universo infantil
Dia 18 (sexta) – IMAGEM E SOM
20h – LIVE | “O mercado do audiovisual está de braços abertos pro folclore?”
Sinopse: A TV e o cinema têm explorado pouco o tema? Falta visibilidade ou interesse na busca por produtos inspirados em nossa cultura? O ilustrador Anderson Awvas se junta ao produtor, roteirista e criador do filme “O Diabo mora aqui” M.M. Izidoro e o doutorando em comunicação e responsável pelo blog Colecionador de Sacis Andriolli Costa para conversar sobre a função da indústria do audiovisual na divulgação do folclore nacional.
Somando visões #3 | O mercado do audiovisual está aberto para o folclore?
Dia 19 (sábado) – TERROR
20h – LIVE | “Lendas brasileiras dão medo?”
Sinopse: Muitas lendas são contadas para causar medo, mas podem carregar segredos que contam muito mais sobre nossa sociedade do que aparentam. Anderson Awvas (Ilustrador) reúne um time que curte essa estética sinistra para um bate papo ao redor de um tumba digital amaldiçoada.
Os convidados a participar são: Roberta Cirne, ilustradora e criadora dos quadrinhos “Sombras do Recife”, Ikarow criador da HQ Rio Negro, Marcio Benjamin escritor autor de “Maldito Sertão” e Beto Beltrão do site “O Recife Assombrado”.
E VOCÊ!! E TODOS VOCÊS QUE CHEGARAM ATÉ ESSE PONTO DO TEXTO ESTÃO INTIMADOS A PARTICIPAR OU SOFRERÃO UMA MALDIÇÃO… NA SÉTIMA LUA CHEIA APÓS ESSA LIVE, AS SUAS ENTRANHAS APODRECIDAS SAIRÃO PELOS SEUS DEDOS ENQUANTO DIGITAM NO CELULAR EM BUSCA DE PROCRASTINAÇÃO E TOMAÇÃO DE CONTA DA VIDA ALHEIA!!
Somando visões #4 | Lendas brasileiras dão medo?
Dia 20 (Domingo) – GAMES
20h – LIVE | “Existe espaço para o folclore nos jogos?”
Sinopse: O número de jogos nacionais inspirados em nossas lendas tem aumentado bastante nos últimos anos em consonância com o crescimento dessa indústria. Aqui estarão diferentes plataformas de jogos, vamos olhar para além dos jogos de celulares, consoles e PCs, daremos foco também aos jogos de tabuleiro e RPG.
É possível se inspirar em folclore para criar jogos?
Anderson Awvas (Ilustrador) se une ao criador do game “Guerreiros Folclóricos” Joe Santos, o co-fundador e diretor do estúdio Diorama do game “Arani” Everaldo Neto e o escritor e criador da série “A Bandeira do Elefante e da Arara” Christopher Kastensmidt para analisar esse cenário.
Somando visões #5 | Existe espaço para o folclore nos jogos?
Dia 21 (segunda) – LITERATURA
20h – LIVE | “Universos folclóricos”
Sinopse: A tradição oral da contação de histórias encontra outra forma de se eternizar através da Literatura, existem inúmeras obras clássicas e outras que estão surgindo neste momento. Novos mundos estão sendo criados baseado em nossa cultura e seu universo de possibilidade.
O ilustrador Anderson Awvas será o responsável pelo alinhamento dos universos criados por Gustavo Rosseb (As Aventuras de Tibor Lobato), Ian Fraser (Araruama: O Livro das Sementes), Gabriel Billy (Vera Cruz : Livro de fantasia) e Felipe Castilho (O Legado Folclórico).
Somando visões #6 | Universos folclóricos
Dia 22 (terça) – ARTES
18:30h Live | “Contação da rua”
Maria gomes (cantora), Érica Maria (cantora e compositora), Valeria Rodriguez (percussionista e compositora) e Dany Danielle (violonista e compositora) compõem um grupo de amigas artistas que moram todas na mesma rua e que tem em comum o amor pelo brincar e pela infância.
Juntos desde 2013 atua nas áreas de Contação de histórias, literatura, música, teatro de fantoche e dança.
Somando Visões #7.1 | Contação da Rua (Musical infantil)
20h – Live | “Ilustrando lendas BR”
Sinopse: A ilustração é sempre uma ótima porta de entrada para atrair o público a consumir a nossa cultura seja ela direcionada para o setor infantil como é comumente usada ou de uma forma estilizada na tentativa de atrair uma faixa etária mais avançada.
Nesta mesa virtual, Anderson Awvas (Ilustrador) convida os ilustradores do vindouro RPG de mesa de “A bandeira do elefante e da arara”, criação do escritor Christopher Kastensmidt.
Dos 7 artistas envolvidos até então, conseguimos reunir Marcela Medeiros Garcia, Guilherme Da Cas, Rodrigo Camilo Alves De Almeida, Ursula Dorada e Gabriel Rubio para entender como foi o processo criativo para esse belo trabalho.
Somando visões #7.2 | Ilustrando Lendas BR
Dia 31 (Quinta) – Encerramento
Sinopse: Anderson Awvas (Folclore BR), Andriolli Costa (Colecionador de Sacis) e Mikael Quites (Concept artist) se reúnem para fazer um balanço do mês do folclore e avaliar se valeu a pena. O quanto aprendemos com todas as discussões abordadas?
Convidamos a todos que participaram (ou pretendem assistir) a refletir e se despedir desse evento, mas mantendo o tema vivo pelo resto do ano.
Respire fundo e venha de mente aberta para observar como o folclore nacional pode ser aplicado em diversas formas modernas de expressão artística e comunicação.
Seja bem vindo!
Acesse as redes sociais e fique conectado!
Folclore BR: Facebook – Instagram – Youtube