“Em um planeta Terra paralelo, repleto de magia e alta tecnologia, a jovem Kleopatra recebe o poder de Rah, o deus sol, para desfazer uma maldição trazida por um antigo faraó.” Essa seria a minha reimaginação da animação She-Ra.
Quando comecei a pensar na ilustração não havia assistido a nova She-Ra e as princesas do poder produzida pela Dreamworks em conjunto com a Netflix (na verdade fiz a ilustra enquanto assista) e minha ideia foi repensar todo o universo numa perspectiva africana para fazer esta fanart.
Comecei a brincadeira imaginando um planeta diferente do nosso, mas com elementos inspirados diretamente na cultura egípcia. Um universo paralelo onde os deuses egípcios existem em um plano superior regendo sob uma civilização futurista e com uma magia vigente entre os humanos.
Tendo isso em mente, pensei em uma menina (talvez um pouco mais jovem que a protagonista da série nova) chamada Kleopatra (mas sem uma relação direta com a Cleópatra egípcia. Seria mais como uma referência) que ganharia os poderes do deus sol, Rah, e uma missão.
Referências (e detalhes detalhistas que só eu percebo…)
Comecei buscando elementos egípcios que estivessem ligados ao deus do sol.
Resolvi adaptar o Ankh, ou cruz ansata, como uma espada usando como referência um tesouro encontrado na tumba de Tutancâmon. O Ankh (leia-se “anrr”) é um símbolo da vida, da fertilidade ou, também, da vida eterna que os deuses egípcios carregam em várias representações.
Como a ideia era criar uma história afrofuturista, decidi referenciar Sun Ra, um artista de jazz pioneiro do tema que usava elementos egípcios misturados a aventuras intergalácticas nos anos 60 e 70, isso com um visual super inspirador e revolucionário para época. Além do mais “Sun Ra” e “She Rah”… caiu bem rsrs.
No pôster da She-Ra a personagem está centralizada e como queria centralizar o eclipse e a espada decidi mudar um pouco a configuração deixando a minha personagem mais a direita.
O logo de She Rah traz uma leve referência ao “Olho de Hórus”, ou ‘Udyat’ em hieróglifo, na letra “S”, que, além de ser um dos símbolos mais famosos, também já foi conhecido como o “Olho de Rá” e poderia ser alguma ligação entre a personagem e outro deus…
Aí eu preciso parar se não fico viajando eternamente!
Calma! É SÓ UM FANART! – Tento dizer para mim mesmo. Ou quase isso.
Posso voltar com outros personagens em breve.
Se compartilhar ajuda bastante a alimentar esse meu monstrinho interior que gosta de fazer essas loucuras ^_^
Obrigado e até!
Links de referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Ankh
https://antigoegito.org/deusra/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Olho_de_H%C3%B3rus
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ankh