Somando Visões 2017

Agosto é conhecido internacionalmente como o mês do folclore. Afinal, foi em 22 de agosto de 1846 que o termo foi cunhado pelo escritor e antiquário britânico William John Thoms. E se no Brasil, a data é motivo para celebrar a cultura popular em festas, apresentações, brincadeiras e aulas especiais, esta iniciativa propõe uma comemoração especial também no âmbito on-line. Trata-se do evento FolcloreBR: Somando visões.

“Folclore, do inglês Folk Lore, é o saber do povo. São os modos de sentir, pensar e agir peculiar a um povo ou comunidade, dizendo respeito a sua identidade e transmitido de maneira espontânea segundo a tradição. Fazem parte do folclore comidas típicas, gestos e posturas, sotaques, danças, cantigas, ditos populares, mitos, lendas e muito mais. Como dizia o folclorista Câmara Cascudo: “onde houver um ser humano, ali haverá uma fonte de criação folclórica.”

O objetivo principal do evento virtual é a divulgação de diversos projetos que se inspiram na cultura nacional, além de buscar compreender como é possível trabalhar com diferentes perspectivas sem desgastar o tema. Uma proposta de criar um momento para absorver novas ideias, observar o quanto já estamos imersos nesse milkshake cultural, analisar nossa empatia com esse tipo de trabalho e tentar pensar em como podemos contribuir para melhorar esse cenário.

O evento se concentrou no período de 16 a 22 de agosto de 2017, diversos autores e criadores de conteúdo estiveram reunidos para destacar o que está sendo feito nesse ramo. Foi delegado um subtema para cada um desses 7 dias para mostrar a diversidade existente no folclore nacional.

Acesse as atividades do evento pelo direto YouTube ou pelo blog Mundo Awvas 😉

Obrigado e espero que esse conteúdo possa somar algo a você 🙂

Acesse as redes sociais e fique conectado!
Folclore BR: Facebook – Instagram – Youtube