Somando Visões 2018

Agosto é o mês do folclore e é hora de acender as ideias para um novo Folclore BR: Somando visões. Um evento virtual que tem o objetivo de divulgar diversos projetos relacionados a cultura brasileira em todas as mídias e de todas as formas possíveis.

Fazemos esse trabalho de divulgação através das redes sociais durante o ano inteiro, mas em agosto é temos um momento especial onde reunimos uma galera incrivelmente talentosa para bater um papo online e ao vivo transmitido de graça através do YouTube.

Este mês se tornou o mês internacional do folclore após o próprio termo, “folklore”, ter sido cunhado pela primeira vez pelo pesquisador britânico William John Thoms em um artigo publicado em 22 de agosto de 1846.

No Brasil, a data é motivo aulas especiais, apresentações, brincadeiras e festivais para celebrar a nossa cultura popular tão rica e diversa. Temos uma grande oportunidade para comemorar isso também no âmbito online através de todas as ferramentas que temos disponíveis nesse mundão virtual e é disso que se trata o Folclore BR: Somando Visões.

Professores, alunos, estudiosos, autores, curiosos… todos estão convidados para essa grande celebração online de tudo que essa mistureba cultural tem a nos oferecer.

Divulguem Oiapoque (ou Monte Caburaí) ao Chuí! O Brasil é um país de milhares de pessoas online que precisam olhar um pouco mais para si e perceber o quão fantástica é a nossa cultura. Refletir mais sobre as diversas questões tornarão o nosso folclore ainda melhor, mais acessível, discutindo questões atuais, permanecendo mutante e seguindo em frente com muito orgulho do que é da nossa terra e faz parte de nós.

Neste ano, o evento se concentrarou essencialmente nas noites de quarta-feira (dias 1, 8, 15, 22 e 29) do mês de agosto com as transmissões ao vivo e temas ainda mais variados do que em 2017, mas também estaremos festejando o mês inteiro de diversas formas, divulgando diversas novidades e projetos.

Site oficial somandovisoes.com.br

PROGRAMAÇÃO:

1/08 – 20h

Folclore é FAKE? | Sinônimo de mentira?

Uma discussão sobre tudo que há de mais falso no folclore brasileiro e o que a política tem a ver com isso. Chegou a hora de falar a verdade que ninguém quer ouvir!

Será feita uma abertura do evento apresentando tudo que está por vir em agosto.

CONVIDADOS: Anderson Awvas (Folclore BR), Andriolli Costa (Colecionador de Sacis), Mikael Quites (Concept artist) e Ian Fraser (Araruama).               

8/08 – 20h

Folclore é produto? | Como comercializar algo ligado a uma propriedade cultural?

Uma bate-papo sobre os custos de transformar algo ligado a cultura popular, que algumas vezes pode mexer com o sagrado de alguém, em um produto vendável. O mercado exige um foco maior no produto do que no conceito ou no seu impacto social, qual seria a melhor forma de lidar com isso?

Quais tipos de narrativa podem ser criadas através desse tema? A conversa se estenderá para as implicações de transmídia que podem alcançar caminhos diversificados fazendo com que algumas ideias tomem proporções fora de controle ou atravessem o mundo levando essa cultura envolvida para um mercado ainda maior.

CONVIDADOS: Anderson Awvas (Folclore BR), Andriolli Costa (Colecionador de Sacis), Bárbara Pinheiro (Ilustre Ilustra), Zândhio Huku (Arandu Arakuaa), Ian Fraser (Araruama), Mayara Lista (Naruna).

15/08 – 20h

Folclore é VIDA? | Nossa cultura para além dos mitos e lendas.

Sabemos que o termo folclore é bastante vasto e engloba muita coisa que está ao nosso redor o tempo todo. Música, dança, teatro, contadores de história, as comidas típicas de cada região… como isso nos influencia?

Um papo sobre as diversas formas de falar do folclore nacional sem falar somente de mitos e lendas e como tudo isso pode fazer parte de uma coisa só.

CONVIDADOS: Anderson Awvas (Folclore BR), Andriolli Costa (Colecionador de Sacis), Mikael Quites (Concept artist), Daniel Batista (Folktober), Simone Saueressig (Sóis da América), Glaucia Garcia (Jangada Brasil).

22/08 – 20h

Folclore é Monteiro Lobato? | 70 anos sem o escritor e folclorista.

Em 4 de julho de 1948 Monteiro Lobato partiu e deixou um grande trabalho ligado a nossa cultura que reverbera através de suas obras literárias até os dias atuais.

Para muitas pessoas o folclore brasileiro é resumido em seu trabalho através de obras famosas como “O Sítio do Picapau Amarelo”, que se consolidou no imaginário brasileiro com a série de TV, mas o esse legado tem nos ensinar? O não se fala sobre essa figura tão grande e controversa na literatura nacional?

CONVIDADOS: Anderson Awvas (Folclore BR), Andriolli Costa (Colecionador de Sacis), Gustavo Rosseb (Tibor Lobato), Renata Ventura (Arma Escarlate), Ale Santos (MUITO interessante).

29/08 – 20h

Folclore é POP | Esse tema faz parte da cultura de massa?

Em 2018 tivemos o filme A forma da água como o grande vitorioso do Oscar e pouco depois descobrimos que o diretor Guillermo Del Toro confessou que o longa tem um certo flerte com o folclore brasileiro.

O folclore em si já é usado como fonte de pesquisa em diversas obras monumentais no mundo todo desde sempre, mas e aí? O que nos falta para acreditar na fantasia nacional?

CONVIDADOS: Anderson Awvas (Folclore BR), Marcel Izidoro (O Diabo Mora Aqui), Juliana Rojas (As Boas Maneiras), Marília Feldhues (Além da Lenda), Andriolli Costa (Colecionador de Sacis).

31/08 – 20h

Folclore é ZOEIRA? | Encerramento Somando Visões 2018.

Constantemente ao buscar por conteúdos ligados ao folclore encontramos diversos comentários como “O brasileiro é zoeiro”, “A nossa cultura é muito louca”, “Só tem personagem bizarro do folclore”, “Não dá pra levar a sério coisas do Brasil” ou “O Saci é o mestre máximo do HuehueBR”. Isso é real? Da onde vem esse sentimento? Por que isso é tão viral?

É tudo bagunça mesmo e podemos sair por aí falando qualquer coisa sobre a cultura nacional que “tanto faz”?

Vamos conversar um pouco sobre tudo isso e defender a cultura BR com uma análise de como foi essa segunda edição do Somando Visões. Uma espécie de resumão de tudo que passou e dos temas abordados.

CONVIDADOS: Anderson Awvas (Folclore BR : Uma nova visão), Andriolli Costa (Colecionador de Sacis), Mikael Quites (Concept artist) e Ian Fraser (Saga Araruama).

Nos siga pelas redes sociais e fique conectado!
Folclore BR: Facebook Instagram Youtube TwitterTumblr