Não é difícil observar que existe um claro estilo popular de desenho americano, o estilo de desenho japonês, o estilo francês e outros. Mas existe uma corrente bastante popular entre muitos artistas conceituais asiáticos (sim, eles outra vez rsrs), em grande parte chineses (claro), que retrata o detalhamento das ilustrações a um nível bastante peculiar (leia-se, NINDJA) baseado no Fantasy Art .
Esse tipo carnavalesco de arte me faz imaginar como seria feito isso na real dentro do universo de fantasia … <momento DORGAS> Seria quase como um desfile de escola de samba medieval, onde os armeiros seriam artesãos bastante habilidosos e chegados no estilo barroco, num rococó, que trabalhariam no barracão do samba mágico, mas que produz armaduras (que deixam desprotegidas as partes de baixo das mulheres…) e espadas (de tamanho colossal e “fácil” manuseio) que deixam a sua guerra muito mais épica , glamourosa e repleta de aspirantes a Clóvis Bornay </fim do momento DORGAS>.
É incrível observar a riqueza de detalhes em certas ilustras e muitas vezes exagerado que faz parte desse estilo de ilustração que mistura essa linha de pensamento com (as clássicas e óbvias) mulheres super gostosudas, com monstros de armas colossais, deuses e fenômenos inacreditáveis. Tudo isso acompanhado de uma pintura fenomenal, elementos ornamentais, florais e arabescos. Não seria à toa, muitos desses artistas trabalham para produtoras de games em produtos focados nos temas fantásticos como a Blizzard, Square Enix, Wizard e outros.
O Fantasy Art é um estilo bastante peculiar entre muitos artistas conceituais asiáticos que, no fim dessa mistura apoteótica, fazem um trabalho belíssimo, inspirador e desmotivador às vezes (para os iniciantes rsrs). Mas, mesmo com todo o exagero de minuciosos entalhamentos ornamentais e brilhos desnecessários, esse tipo de ilustra me encanta bastante.
Então, entre minhas andanças e pesquisas pelas redes sociais de ilustradores (Deviant Art, Cg Gallery e outras) percebi que valeria a pena acrescentar por aqui no blog uma postagem sobre esses artistas e desse tipo de trabalho que tanto admiro, principalmente os chineses.
Separei algumas artes feitas com pintura digital por ilustradores chineses e perceba como existe um padrão claro de estilo bastante característico e como é fácil identificar esse tipo de arte pelo tema de fantasia. Segue a baixo um pouco das artes que não me deixam a mentir quanto a um estilo que vale a pena acompanhar.
Arte de Yang Fan
Artes de Guangjian Huang
Artes de Jen Zee
Artes de Shen Haiyuyou
Arte de Schin Loong
Valeu e até!