Anderson Awvas* (ele/dele) é um homem preto que nasceu no Rio de Janeiro–RJ em 1987 e atualmente vive em Juiz de Fora–MG. Bacharel em design (Gama Filho-2011), atua na área de arte como ilustrador e também no setor cultural como consultor e pesquisador de cultura popular, podcaster, agitador cultural e autor quadrinhos para web.
Criador do projeto Folclore BR: Uma nova visão (finalista da CCXP Awards 2022), fez parte do time de consultoria da série Cidade Invisível (Netflix). Outros trabalhos de destaque: Fez parte do time de criação das Cerimônias Olímpicas Rio 2016 e foi um dos 12 artistas convidados do quadrinho De onde Viemos? de Carlos Ruas. Atualmente é freelancer na área de ilustração/design, é pesquisador e consultor cultural e criativo para projetos ligados a cultura popular e produz a animação independente Eu Sou Caipora – A Menina e o Poder das Matas.
*AWVAS é uma sigla que vem do seu nome completo, Anderson Willyan Vieira Azevedo de Souza. Quando criança adotou Awvas (leia-se “auvás”) como sua futura empresa de desenhos, que com o tempo se tornou seu apelido na web.
QUADRINHOS PUBLICADOS
A vida de Awvas é o resultado de um projeto realizado em 2013–2014, onde o autor decidiu fazer um diário com histórias em quadrinhos baseados no seu dia a dia. Esse espaço foi aproveitado para colocar em prática diversos outros projetos que estavam engavetados.
De Onde Viemos? Uma obra criada por Carlos Ruas que debate sobre diversas formas de criacionismo por meio de 12 mitologias retratadas por 12 artistas diferentes. Participou colaborando com o criacionismo Voodoo.
Almanaque Kitembo é uma antologia de quadrinhos afrofuturistas com contos independentes. Esta é a terceira edição, conta com outros 14 artistas e cada um traz uma narrativa diferente com base nos conceitos do afrofuturismo, ou seja, muita ficção científica e relação com a cultura e ancestralidade negra.
O FOLCLORE BR
Criado em 2013, o Folclore BR: Uma nova visão é um projeto que atua em diversas mídias para falar de cultura popular junto a temas da atualidade. Hoje, além de arte, podcast e redes sociais, também age como um coletivo que presta serviço de consultoria criativa e cultural para projetos audiovisuais, literários e exposições.
O Coletivo Folclore BR fez parte do time de consultoria da série Cidade Invisível (Netflix) e foi finalista da CCXP Awards 2022 na categoria “Melhor canal/Criador revelação”.
Este projeto tem página oficial e perfis em redes sociais independentes e todos os detalhes estão disponíveis no site folclorebr.com
EVENTOS
Participa de eventos diversos como FIQ-BH, Bienal de Quadrinhos de Curitiba, CCXP, Perifacon, Bienal do Livro RJ e outros desde o início de 2017, buscando alcançar um público variado. Atua em oficinas, palestras e mediando de bate-papos envolvendo arte, afrofuturismo, cultura e folclore. Comercializa produtos relacionados a artes visuais originadas dos seus trabalhos pessoais em quadrinhos, pôsteres, cartões, adesivos, camisetas e ímãs.
NA MÍDIA
Alguns links de entrevistas e matérias sobre os seus projetos.
“Anderson Awvas e a Identidade Cultural Brasileira” — Portal Perifacon
“Conheça projetos na internet que valorizam as lendas do folclore nacional” — Correio Brasiliense.
“E se as animações da Disney/Pixar fossem sobre o folclore brasileiro?” — Razões para acreditar.
Folclore BR é finalista da CCXP Awards: conheça todos os finalistas da premiação — Portal Omelete
Coletivo Folclore BR esteve na equipe de consultoria de Cidade Invisível 2 – Site Folclore BR
Contatos
Algumas redes sociais: Instagram @awvas, CaraApp, Facebook
E-MAIL: anderson@awvas.com.br
WhatsApp: (21)982551768