Folclore BR : Uma nova visão [Atualizado]

O folclore, em todo lugar do mundo, tem suas similaridades com outras culturas e muitas lendas foram criadas apenas para amedrontar e afugentar pessoas indesejadas.

Muitos contos atravessaram estados, países e continentes contados pela boca daqueles que acreditavam e levavam isso como real independente do lugar onde estivesse. Como se uma mesma criatura lendária, por exemplo, pudesse estar em todos os lugares… e de certa forma podia, dentro do imaginário de cada um (ou não).

Com isso muitas lendas foram misturadas, confundidas e somadas a outras, transformando-se assim na sabedoria do povo, nomeada folklore (Do inglês Folk = Povo e Lore= Sabedoria, coisa que estamos, ou deveríamos estar, cansados de saber).

O “Folclore BR : Uma nova visão” é produto da minha motivação em pesquisar mais sobre o folclore brasileiro e mostrar que podemos explorá-lo de outras maneiras que não só a abordagem infantil, como foi a muito explorado nos contos de Monteiro Lobato, mas também reinterpretadas num grande exercício de imaginação. Farei isso criando ilustrações, estudos de personagens e rápidas histórias e compartilhando o trabalho daqueles que adaptem alguma uma ideia similar, me aproveitando das misturebas e confusões históricas e pensando em outras formas diferentes de contar essas lendas que tanto ouvimos e lemos.

lobato
Capa de um clássico de Monteiro Lobato

Esse exercício imaginativo se resume basicamente em levar em conta que TODA LENDA tem uma origem mística legítima mas que foi passada para frente de forma deturpada como numa brincadeira do “telefone sem fio”, em que uma pessoa começa contando uma história que vai se modificando a medida que o próximo tenta passar da maneira que lembra ou acrescentando algo na tentativa de chamar mais atenção para aquilo. Sendo assim, muitas vezes, acaba sendo uma interpretação livre de um fato pegando apenas alguns elementos, acrescentando outros e misturando a outras lendas do mundo para fazer com que muitas das que são similares sejam na verdade a mesma história mas contadas de formas diferentes ao redor do globo.

Criei essa versão do Saci pensando no lado místico do personagem, como uma criatura que está além do nosso e:

Há muito tempo atrás, um jovem nativo presenciou um espontâneo nascimento de uma arvore no interior de uma caverna no centro de uma densa floresta onde ele nunca havia estado. Com o tempo, era bem fácil perceber que esta seria uma árvore muito diferente das outras.

Ela atingiu seu crescimento máximo muito rapidamente em alguns dias, suas folhas brilhavam como vagalumes, seus galhos eram cada vez maiores e chegavam a cobrir toda a caverna deixando-a quase sem saída. A caverna era gigantesca e toda decorada por milhares de galhos que com suas folhas luminosas deixavam o ambiente com um tom ameno, nem tão escuro quanto à noite nem claro como o dia.

O nativo visitou esta árvore regularmente durante toda sua vida e seu filho era o único que sabia da existência dela, pois ele o levava consigo sempre nestas visitas.

Quando chegou a uma idade avançada, o nativo foi junto do seu filho para uma última visita. O lugar era muito distante da aldeia e ele já não tinha mais a longevidade para percorrer por este percurso. Neste dia, quando estavam chegando a caverna, uma forte e repentina tempestade rompeu sobre suas cabeças, ventos fortíssimos assoviavam e trovões gritavam forte em seus ouvidos…”

Essa foi uma pequena amostra do conto que escrevi para uma reinvenção da lenda do Saci que você pode ler mais AQUI.

sacy2014

Assim como alguns campos da literatura pop mundial atual tende a “ressuscitar” algumas lendas  famosas (ou não) criando novas versões para elas ou adaptando dentro de outros contos, pensei criar algo similar com a mitologia brasílica que, assim como em muitas culturas, é uma salada de bastante coisa. Postarei outras sinopses de ideias como esta por aqui.

Além de um grande exercício de criatividade é também uma forma de engrandecer a cultura nacional e fazer com que todos pensem em dar uma nova olhada para sua própria terra e ver que existem muitas formas de lapidar ótimas ideias a partir dela.

Se quiser acompanhar mais de perto esse meu trabalho pode seguir a fanpage no Folclore BR: Uma nova visão pelo Facebook e ver mais artes relacionadas a este projeto AQUI no site.

Obrigado e até!

Compartilhe essa ideia!

One thought on “Folclore BR : Uma nova visão [Atualizado]

  1. Pingback: AWVAS

Comments are closed.