Asterios Polyp : Uma aula de amor e quadrinhos

[ Antes de iniciar esta leitura queria fazer uma advertência: Esta é uma postagem bastante pessoal e super empolgada no qual indicarei uma história em quadrinhos que está acima da média em vários aspectos, então provavelmente não farei jus a essa COISA LINDA DE MEODEOS *__* ]

Asterios Polyp é o nome do personagem principal da graphic novel homônima, criado por David Mazzucchelli, publicada em 2009 nos EUA e em 2011 por aqui.

Asterios é um homem que estava a passar um solitário aniversário de 50 anos, quando o prédio onde vive é atingido por um raio e pega fogo. Ele abandona e, sem rumo, sai vagando pelas ruas, pega um metrô e acaba seguindo numa jornada a um exílio de pura reflexão sobre como um genial, premiado e bem sucedido professor catedrático de arquitetura encontrou uma esposa excelente e chegou a um estado de solidão total.

ASTERIOS-1

A partir daqui fica difícil contar mais alguma coisa sem estragar a experiência de leitura, pois a história tem uma série de elementos que se entrelaçam com o personagem central de uma forma surpreendente, tanto artística quanto emocionalmente. Mas gostaria de ressaltar aqui algumas coisas que me convidaram a procurar esse quadrinho e que foram responsáveis pelo “Selo de garantia prévia de não arrependimento”, isso muito antes de eu saber do que se tratava.

asterios-aw-post2
Este foi meu “Selo de garantia prévia de não arrependimento” 😀

A arte (obviamente eu não iria deixar de falar disso )é, além de conter ótimas ilustrações, muito bem amarrada, experimental, criativa, sutil e tocante (desculpe a babação, mas é muito bom mesmo). Letras diferentes para cada personagem, tabela de cores chapadas e traços diferentes separando os momentos específicos, são só alguns dos símbolos gráficos que compõem Asterios de maneira bastante singular. O texto é muito bem escrito e totalmente envolvente ao contar uma história que trata não só do cotidiano, mas, principalmente, do amor em diversas formas geométricas de arte.

asterios-aw-post3

Sim, fui totalmente tendencioso e não sei se consegui lhe convencer a procurar por esse trabalho espetacular do versátil Mazzucchelli, mas fica aí minha indicação totalmente sincera e emocionada de algo que passou a ser minha referência e acho totalmente recomendável a todo tipo de ser humano.

Obs: Encontrei AQUI , aliás, por um preço bem melhor do que comprei na época em que li.
Valeu e até!

Compartilhe essa ideia!