Naiá

ARGUMENTO:

Naiá é uma jovem do povo Iandé* e é fascinada por Jaci, a Lua. Ela passa noites e mais noites admirando a lua e sonha um dia poder encontra-la pessoalmente e receber sua iluminação para um dia poder se tornar uma estrela.

Uma criatura mística misteriosa ofereceu a Naiá uma oportunidade de conseguir encontrar a divindade lunar, mas ela deveria seguir junto dela para buscar a resposta no fundo do rio. Obstinada pelo seu desejo, Naiá seguiu os dizeres do ser misterioso e se afogou.

Observadora e compadecida sobre a situação da sua fiel admiradora, Jaci resolve intervir e devolve o sopro da vida a jovem e, usando seu poder transformador, lhe atribuiu o encantamento de ser numa estrela das águas, uma guerreira renomeada posteriormente como Vitória-Régia. Como troca, a deusa lhe entregou a missão de descobrir quem seria a furtiva criatura que lhe enfeitiçou e quais seriam seus planos.

Naiá, a Vitória-Régia, partirá numa grande aventura pela vasta floresta junto de sua parceira Jurubeba, uma femêa de Mico-Leão-Dourado que está perdida na Amazônia.”

*O povo indígena Iandé não existe e faria parte do aspecto ficcional do argumento para a história.

O argumento é só uma ideia para ser desenvolvida dentro do conceito do projeto. Então, este texto é um resumo e está sempre em atualização por aqui e quando esse conceito for trabalhado para alguma adaptação ele se modificará novamente para atender diversas dimensões da obra visando respeitar os estudos sobre folclore e suas implicações sociais.

Conceito e referências

“Folclore BR apresenta” será uma série de cartazes+sinopses para brincar com mashups de grandes filmes de animação (Disney, Pixar, Dreamworks e etc) misturados as lendas brasileiras. Esse veio na onda de Moana (2016), animação recente da Disney.

Aproveitei o conceito de Vitória-Régia que já havia feito para o projeto e levei para uma esfera alegre e aventuresca proposta no visual de Moana (Disney, 2016). Reuni alguns elementos visuais de referência inspirados no rio Amazonas (como a Pororoca), criei a ideia do povo fictício “Iandé” (que significa “constelação de Órion” em Tupi-Guarani) e uma sinopse baseada em algumas histórias contadas sobre a Vitória-Régia.

Indo um pouco além…

Criei uma ação de marketing para o dia da mentira que simulava uma divulgação de Naiá como uma série da Netflix. Foi uma brincadeira um pouco maldosa que deu o que falar na fanpage, mas que também serviu para ensaiar algumas outras coisas para o projeto como um novo cartaz e alguns storyboards.

Como o Folclore BR : Uma nova visão​ é um projeto que visa a provocação sobre possíveis produções a respeito da nossa cultura, era praticamente meu dever brincar com mais essa possibilidade (e realmente achei que estava óbvio, tanto que nem iria fazer nada ^_^ )

Saiba mais

A ideia principal do projeto “Folclore BR: Uma nova visão” é inspirar e regar a plantinha do pensamento para quem sabe fazer florescer uma vontade de criar alguma obra inspirada na nossa rica cultura.

Todos os argumentos desse projeto são reais e também estão em desenvolvimento para alguma adaptação, mas por enquanto é só o que posso dizer… aguardem por atualizações 😉

Continue acompanhando os meus trabalhos pela fanpage do Folclore BR  no Facebook  e também pelo Instagram!

Obrigado!