FolcloreBR: Somando Visões

Agosto é conhecido internacionalmente como o mês do folclore. Afinal, foi em 22 de agosto de 1846 que o termo foi cunhado pelo escritor britânico William John Thoms. E se no Brasil, a data é motivo para celebrar a cultura popular em festas, apresentações, brincadeiras e aulas especiais, esta iniciativa propõe uma comemoração especial também no âmbito on-line. Trata-se do evento FolcloreBR: Somando visões.

O objetivo principal do evento virtual é a divulgação de diversos projetos que se inspiram na cultura nacional, além de buscar compreender como é possível trabalhar com diferentes perspectivas sem desgastar o tema. Propomos um momento para absorver novas ideias, observar o quanto já estamos imersos nesse milk-shake cultural, analisar nossa empatia com esse tipo de trabalho e tentar pensar em como podemos contribuir para melhorar esse cenário.

No período de 16 a 22 de agosto, estarei junto a diversos autores e criadores de conteúdo para destacar o que está sendo feito nesse ramo. Usaremos cada um desses 7 dias para mostrar uma área diferente de atividade relacionada ao folclore nacional.

Essa celebração acontecerá através de conversas ao vivo pelo You Tube, sorteios, matérias exclusivas e a divulgação de diversos projetos pela fanpage do Facebook e por aqui no blog 🙂

O calendário está dividido assim:

Dia 16 – Introdução
Apresentação dos trabalhos e grupos parceiros que estarão participando durante esse período e como acontecerão os sorteios, temas das lives e outras atividades.

Dia 17 – Infantil
O universo infantil em torno do folclore é bastante diversificado e novos projetos surgem a todo instante. Vamos buscar o que temos de mais interessante nesse ramo. Quadrinhos, livros, animação, dicas de teatro, música e tudo mais que for direcionado às crianças.

Dia 18 – Imagem e som
A TV e o cinema têm explorado pouco o tema? Falta visibilidade ou interesse na busca por produtos inspirados em nossa cultura? Como a indústria fonográfica relaciona com isso? Este será um dia para discutir e apresentar projetos ligados ao audiovisual ou às mídias sonoras, como álbuns musicais e podcasts.

Dia 19 – Terror
Muitas lendas são contadas para causar medo, mas podem carregar segredos que contam muito mais sobre nossa sociedade do que aparentam. Conheçam alguns projetos ligados ao terror, horror e o que mais se relacionar a esse lado assustador.

Dia 20 – Jogos
O número de jogos nacionais inspirados em nossas lendas tem aumentado bastante nos últimos anos em consonância com o crescimento dessa indústria. Aqui estarão diferentes plataformas de jogos, vamos olhar para além dos jogos de celulares, consoles e PCs, daremos foco também aos jogos de tabuleiro e RPG.

Dia 21 – Literatura
A tradição oral do folclore encontra outra forma de se eternizar através da Literatura, existem inúmeras obras clássicas e outras que estão surgindo neste momento. Descubra novos mundos baseados em velhas lendas.

Dia 22 – Artes
Dança, artesanato, teatro e todas as formas possíveis de demonstrar a cultura, o conhecimento e a identidade de um povo. Perceba de que forma o folclore se encontra ao nosso redor.

“Folclore + Internet”

Esse foi o tema que escolhi para criar a identidade visual do evento e aproveitei para misturar algumas criaturas folclóricas com questões ligadas a tecnologia ou às mídias sociais. Assim nasceram: O curupira no passinho do romano do funk, a Yara enviando mensagens escondida, o Capelobo na tela azul, o Cabeça de Cuia teclando muito, o Saci de tênis e com o cachimbo “carregando…”, o Mapinguari buscando o wi-fi e a Mula-sem-cabeça com um emoticon furioso.

O logo traz o olho da Yara, símbolo do projeto, junto de uma meia rosa dos ventos apontando os diversos a caminhos a serem seguidos. A diversidade vem simbolizada nas cores do arco-íris que são aplicadas em cada dia da semana (começando com o verde por ser a cor padrão do projeto).

Divulgue-se!

Estaremos de braços abertos a colaboração de todos que quiserem enviar algum trabalho envolvendo nossos assuntos ou mandar alguma sugestão, podem entrar em contato através do formulário no botão abaixo ou pelo email anderson@awvas.com.br

Obrigado e aguardo a sua presença no evento!

Acesse as redes sociais e fique conectado!
Folclore BR: Facebook Instagram Youtube