Galeria folclórica | Projetos

Durante o mês de agosto, abri o evento Somando Visões para quaisquer projetos que envolvessem o folclore nacional e reuni alguns que não tiveram um merecido ou maior destaque para fazer uma lista de materiais bem interessantes que estão sendo pensados pelo Brasil a fora.

Alguns me enviaram através de um formulário e outros foram garimpados por mim mesmo. Confira essa lista de projetos que fazem parte da resistência do Folclore BR em todas as áreas!

>> Jogos

Fakemon – Brasil

Pokémon Brasileiros com fauna, flora, folclore, mitos e lendas brasileiras, com poucas foras de fora do Brasil, intenção de criar um jogo com os desenhos.
LINK: https://www.facebook.com/Metanik

Kaa’pora: A Lenda
Projeto de jogo em desenvolvimento pelos alunos do curso de Computação Gráfica do Porto Iracema das Artes. Kaa’pora, A Lenda é um jogo cearense que retrata o personagem folclórico tendo como objetivo, recuperar as 4 relíquias da natureza.
LINK: https://www.facebook.com/kaaporagame

Caapora Adventure
Um jogo de ação/aventura de mundo aberto que está sendo desenvolvido para Android pela Overaction Game Studio.
O Jogo conta a história de um jovem chamado Yacamin que terá que recuperar os quatro fragmentos da pedra Caapora, que foram espalhados pelos quatros cantos do continente de Zaltana, após o Xamã renegado Ojibe tê-la tirado do pedestal sagrado que estava sendo guardado pelos 5 guardiões elementares de Zaltana.
LINK:  https://www.facebook.com/caaporaadventure/

 

>>Literatura

Raízes de Vento e Sangue – 7 Visitas aos Mitos Brasileiros

7 Contos recriando origens e lendas folclóricas, passeando entre o tradicional e o moderno numa roupagem mais adulta, buscando leitores mais maduros e valorização da cultura.
LINK:  https://www.facebook.com/laurokociuba/

Histórias Incríveis da Quarta Colônia
Uma aventura que vai transformar “causos” fantásticos e lendas da Quarta Colônia/RS em um livro ilustrado.

“Era uma vez um grupo de amigos que queria descobrir as HISTÓRIAS INCRÍVEIS DA QUARTA COLÔNIA. Decididos a se aventurar na região, encontraram apoio no Pró-Cultura/RS para a criação de um livro ilustrado.

Nessa página, vamos contar um pouquinho das descobertas e andanças desse pessoal querido, que está perambulando por Silveira Martins, São João do Polêsine, Nova Palma e Faxinal do Soturno atrás de causos fantásticos. Os exploradores são Jéssyca Gomes, Mathias Townsend, Guilherme Da Cas e Fernanda Scherer.

Queremos conversar com a população local, para resgatar e valorizar a cultura da região.”
*Este projeto está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (PRÓ-CULTURA RS FAC), Lei nº 13.490/10
LINK: https://www.facebook.com/historiasquartacolonia/

NAS ÁGUAS DO RIO NEGRO
Drauzio Varella conta a história de um médico que, durante uma expedição no rio Negro, se perde na floresta – e a partir daí vive aventuras mais que surpreendentes ao lado de seres míticos do folclore brasileiro, como o curupira, a mula sem cabeça e o boto cor-de-rosa.
Autor: Drauzio Varella Ilustrador: Odilon Moraes
LINK: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=41210

 

>>ARTES

Brasil Fantástico


Mitologia Brasileira ilustrada pelas artistas Bianca Duarte e Natalie Duarte.
LINK: https://www.facebook.com/Brasil-Fant%C3%A1stico-894621570595699/

Crua
Criativa Regional Urbana Artesanal. Fundada em 2011 pelo designer Fernando PJ, a CRUA traz como inspiração para seus produtos artísticos o imaginário da cultura popular brasileira (especialmente a nordestina), com referências à comunicação visual popular, vernacular, literatura de cordel e à xilogravura.

Suas representações iconográficas são construídas através dos princípios visuais da gestalt, semiótica e minimalismo, mantendo um caráter popular, urbano e contemporâneo. Tanto em seus processos criativos quanto produtivos trazem hibridizações, mesclando elementos analógicos e digitais, meios de produção artesanais e industriais, produção em série e unicidade das obras.
LINK: https://www.crua.com.br

Brazilian Folk Poster
Série de ilustrações de Leandro Lassmar
LINK: https://www.behance.net/gallery/40766103/Brazilian-Folk-Poster

Notas sobre mitos
Discussões sobre a mitologia brasileira, considerando os aspectos psicológicos e sociológicos que influenciam o imaginário popular.
LINK: https://www.facebook.com/notas.sobre.mitos/

Trupe Trupé
Formado por artistas e pesquisadores da cultura popular brasileira, o grupo Trupe Trupé foi fundado em 2012 por Filipe Edmo e produção da Fervo Produções, quando se apresentou em unidades do SESC-SP e diversas escolas e eventos infantis. Com apresentações que resgatam as brincadeiras tradicionais, o grupo apresenta números cênicos com bonecões e máscaras, números de dança e muita música com composições inéditas. Misturando elementos da cultura brasileira, a Trupe agrada tanto a criança quanto ao adulto.

Em 2017 a Trupe lança o programa “Ciranda de Quintal”, que leva às escolas projetos artístico-pedagógicos que contém livros, oficinas para educadores, shows, assessoria pedagógica, DVD e um novo CD, com participações especiais de Paulo Tatit (Palavra Cantada), Zeca Baleiro, Tato Cruz (Falamansa) e Janayna Pereira (Bicho de Pé), entre outros.
LINK: https://www.trupetrupe.com/

Fenearte
Maior feira de artesanato da América Latina. De 6 a 16 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco.
LINK: https://www.facebook.com/fenearte/

GrupoCalangos
Idealizado em 2012, o grupo de manifestações folclóricas, Calangos, foca a sua paixão e excelência em executar e promover as crenças e culturas regionais brasileiras, difundidas pelos antepassados. Um trabalho de pesquisa que vai do Oiapoque ao Chuí. Para resgatar toda a história de cada manifestação, o grupo realiza pesquisas de campo e gabinete para compreender melhor e difundir a coreografia, o figurino, histórias, folias, cancioneiros, lendas e cantigas.
LINK: https://www.facebook.com/GrupoCalangos/

[ Em atualização… poderão ser adicionado mais projetos ou mais informações 😉 ]